em breve. Espaço irá facilitar e divulgar a importância do serviço para mães da cidade
Você já ouviu falar em doação de leite materno? Muita gente ainda não sabe que isso é possível, mas a prática vem ganhando força e ajudando a salvar milhares de bebês recém-nascidos em todo o país. Em Maricá, há um banco de coleta no posto de saúde central, quase ao lado do Hospital Conde Modesto Leal, no Centro. No local, as mães que querem doar recebem orientações e podem pegar, de graça, os potes lacrados e esterilizados onde o leite deve ser estocado.
A coleta é feita em casa, pela própria mulher, depois de uma simples higiene pessoal que inclui lavar as mãos com água e sabão, limpar os seios com água, secá-los com uma toalha limpa e prender os cabelos para que nenhuma sujeira entre em contato com o leite. Para se ter uma ideia, um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. E para quem acha que se der leite vai faltar para o seu próprio bebê, aqui vai a boa notícia: a produção diária depende do esvaziamento da mama. Quanto mais a mulher esvaziar os seios mais leite ela vai produzir.
![]() |
| Campanha antiga |
A coordenadora acrescenta que, se não for possível para a mãe buscar os recipientes na unidade, podem ser usados potes de vidro comuns, como os de maionese ou café solúvel, por exemplo. Basta que tenham as etiquetas retiradas, possuam tampas de plástico e sejam fervidos durante 15 minutos antes do uso.
Fonte: O Fluminense

Nenhum comentário:
Postar um comentário