O distrito de Itaipuaçú poderá ganhar, em breve, uma unidade de ensino do Governo do Estado destinada à capacitação de mão de obra para o setor de Hotelaria, com a chancela do governo da França. O acordo, anunciado na última quarta-feira, foi acertado durante reunião entre o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e a secretária municipal de Educação de Maricá, Marta Quinan. O encontro, realizado na sede da secretaria de Estado de Educação, no Rio, oficializou a cessão ao Governo do Estado de um terreno da prefeitura, com 5.974m² e localizado no Jardim Atlântico, onde a escola de Hotelaria poderá ser instalada. No local, também irá funcionar a primeira escola de ensino médio do distrito de Itaipuaçú.
| Promessa para quando? 2013? |
Segundo Risolia, a intenção é aproveitar o grande apelo turístico da região para implantar uma escola de hotelaria nos moldes do “Lycée des Métiers Montaleau à Sucy en Brie”, instituição francesa de excelência que oferece cursos completos na área, como os de cozinheiro, confeiteiro, barman e sommelier, entre outros. O secretário explicou que, em recente visita à França, estabeleceu parcerias com a Academia de Créteil, que corresponde, na estrutura de estado francês, à secretaria de Educação daquele país.
“Recebemos esse terreno num momento muito propício. Voltamos da China e da França com diversos projetos a serem desenvolvidos para alavancar a educação em nosso estado, principalmente com a proximidade da Copa de 2014 e das Olimpíadas do Rio, e vislumbro em Maricá uma escola de hotelaria com a chancela francesa”, explicou o secretário.
Ainda segundo Risolia, até a década de 70, o Brasil se espelhava no modelo dos franceses, que privilegia o ensino técnico.
“Lá, o tecnólogo é o responsável pelo funcionamento do país. Aqui, se prioriza o ensino superior”, afirmou. “Hoje, um dos desafios é estabelecer uma vinculação entre o Ensino Médio e a formação para a vida profissional, a fim de antecipar a qualificação dos jovens para atuarem numa sociedade em franco crescimento econômico”, acrescentou o secretário. “Temos de incentivar esse modelo de sucesso francês e por isso estamos investindo na implantação de escolas de ensino médio integrado e pós-médio”, completou.
A construção da escola para atendimento de ensino médio regular em Itaipuaçú já está prevista no orçamento de 2013, ou seja, é uma ação que não depende da instalação da escola de hotelaria. O secretário ressaltou que ainda que logo irá apresentar ao consulado francês a ideia de implantação da escola de hotelaria.
“Usaríamos a estrutura da unidade para as duas finalidades, utilizando cerca de dez salas para cada uma delas. Em breve, pretendo visitar o terreno juntamente com representantes do governo francês para concretizarmos esse projeto. A previsão é que as obras comecem por volta do mês de abril”, antecipou o secretário.
Marta Quinan comemorou a novidade. “Essa parceria com o estado é primordial. Fico feliz que o terreno que cedemos ao Estado seja tão bem aproveitado, primeiro para oferecer à população a primeira escola de ensino médio da localidade e depois para esse projeto que vai possibilitar aos alunos participar de cursos de hospitalidade nos padrões dos que existem na França”, destacou.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário